sexta-feira, 13 de março de 2015

Como viver dentro da vontade de Deus


Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável eperfeita vontade de Deus   (Rm 12.1,2).

 

O apóstolo Paulo escreveu o maior tratado teológico do Novo Testamento, a carta aos Romanos. Nessa carta, ele trata de questões teológicas nos capítulos 1 a 11 e de questões práticas nos capítulos 12 a 16. Nos dois primeiros versículos do capítulo 12, Paulo fala sobre três atitudes fundamentais para um cristão conhecer e experimentar a vontade de Deus em sua vida: apresentação, inconformação e transformação.

Apresentação (Rm 12.1) - "Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Visto que Cristo ofereceu Sua vida por nós na cruz, morrendo em nosso lugar para nos salvar, devemos oferecer a Ele o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável. Nosso corpo é de Deus, foi criado por Deus e é remido por Deus, para a Sua glória. Nosso corpo não deve ser instrumento de impureza nem veículo para a gratificação de desejos lascivos. Nosso corpo é templo do Espírito.Santo. Nosso corpo foi comprado pelo sangue de Cristo. Nosso corpo deve ser oferecido ao Senhor. Nosso corpo deve glorificar a Deus. Nosso corpo é um sacrifício que deve ser colocado no altar de Deus sem ser tomado de volta. Devemos viver no Espírito, ser guiados pelo Espírito e viver na Sua força, em santidade, para o louvor da glória de Deus. Não somos um sacrifício morto, mas vivo; não um sacrifício contaminado, mas puro; não um sacrifício imperfeito, mas agradável a Deus.
 

Inconformação (Rm 12.2)
"E não vos conformeis com este século". A palavra "século" aqui significa o estilo de vida do mundo, a filosofia que está por trás da atitude, do comportamento e das ações das pessoas que não conhecem a Deus. O mundo tem uma fôrma. Essa fôrma é bem larga e espaçosa. Cabe dentro dessa fôrma toda sorte de pensamentos e filosofias. O mundo não tem valores absolutos. Não tem uma ética absoluta. Tudo é relativo, tudo é permitido, tudo é aceitável. Cada um deve viver de acordo com os seus desejos. Paulo diz que não podemos nos conformar com isso. Não podemos colocar o nosso pé nessa fôrma. O cristão precisa ser diferente. Ele não pode se amoldar. Não pode ser influenciado e dominado pela filosofia do mundo. O cristão deve, pelo contrário, ser uma pessoa inconformada com o relativismo moral deste século. Deve dizer não ao estilo de vida e aos valores relativos que a sociedade sem Deus ensina. O cristão é diferente e tem coragem de assumir isso. O cristão não se corrompe diante das vantagens imediatas. Ele se posiciona contra as estruturas pecaminosas, opõe-se aos esquemas criados para roubar o direito do fraco, resiste com determinação a toda a avalancha de impureza que os meios de comunicação despejam na mente das pessoas, seduzindo-as para uma vida sem freios e sem absolutos. O cristão é sal que inibe a podridão, é luz que denuncia as trevas, é um inconformado com as conformações deste mundo sem Deus.
 

Transformação (Rm 12.2)
"Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente". Não basta ser uma pessoa inconformada. Ê preciso ser um agente de transformação. Mas somente uma pessoa transformada pode ser instrumento de transformação. O cristão tem uma mente nova, a mente de Cristo. Sua vida é regida não pela ética situacional pregada pelo mundo, mas pela infalível Palavra de Deus. O cristão está fundamentado na verdade eterna de Deus. Ele tem um modelo que não muda, Jesus. Ele não está jogado de um lado para o outro ao sabor das ondas impetuosas das paixões carnais, mas encontra-se numa escalada de transformação, de glória em glória, na imagem de Cristo. Sua mente não é um poço de águas turvas e poluídas pelo pecado, mas um depósito da verdade transformadora de Deus. O cristão que apresenta seu corpo no altar da consagração a Deus, que não se conforma com o mundo c é agente de transformação no mundo experimenta a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!
 
Fonte: Livro Mensagens Selecionadas
Autor: Hernandes Dias Lopes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...