sexta-feira, 22 de abril de 2011

Estragos causados pela teologia da prosperidade

A teologia da prosperidade teve sua origem na década de 40 nos Estados Unidos, seus principais mentores foram Kenneth Hagin, Kenneth Copeland, Essek William Kenyon e outros. No Brasil a teologia da prosperidade chegou na década de 70 e foi promovida principalmente pelas igrejas neopentecostais. Começou com um movimento pequeno, mas sutilmente foi conquistando adeptos e tornando-se cada vez mais uma realidade no contexto religioso.

De modo que, devemos combater e denunciar esse engodo doutrinario que fundamenta-se na confissão positiva, autoridade espiritual, bençãos e madições, promovendo estragos incalculáveis e prejuízos incontáveis. Observe alguns estragos que são possíveis contabiliar depois de anos de disseminação dessa teologia catastrófica:

1- DESCARACTERIZOU A MISSÃO DA IGREJA – Observe que os adeptos dessa teologia desconhecem a missão integral da Igreja e quando falam de almas associam com números financeiros. Cada vez mais são raras as agencias, ministérios ou promotores missionários. A moda atual são ministérios da benção, prosperidade ou multiplicação. Ninguém mas fala que o Brasil será o celeiro missionário do mundo, a mensagem da prosperidade é que seremos todos ricos e abastados.

2- DESTRUIU A ESPERANÇA NO CÉU – Como a teologia da prosperidade objetiva promover o paraíso na terra, os crentes não se preocupam mais com as bem aventuranças do céu. Raramente se houve falar em arrebatamento, vida eterna, ou esperança da Glória em Cristo.

3 – RELATIVIZOU A URGENCIA DO AMOR – Uma vez que, o individuo é o centro do culto na teologia da prosperidade, o amor ao próximo é secularizado.

4 – EXALTOU O MATERIALISMO – Um dos princípios da teologia da prosperidade é que o sucesso material é sinônimo de comunhão com Deus, de modo que, contraria o espírito do Evangelho de Cristo.

5 – INSITTUIU O CULTO AO EGOCENTRISMO – A centralidade da teologia da prosperidade é o bem estar do homem e não a vontade de Deus.

6 – BANALIZOU A ORTODOXIA E A HERMENUTICA BIBLICA – Para fundamentar suas heresias e farsas, os ministros da prosperidade retiram textos dentro do contexto, criando pretextos para difundirem suas fabulas. É no mínimo lamentável observar pregadores da prosperidade banalizarem os princípios básicos da interpretação bíblica.

O meu objetivo não é fazer apologia a pobreza, mas simplesmente refletir sobre os estragos que são provocados quando as prioridades determinadas pelo evangelho são substituídas. Apenas a titulo de lembrança, Jesus disse – Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas, Mt 6.33. De modo que, poderia acrescentar mais um tópico aos estragos da teologia da prosperidade – BUSCAM PRIMEIRO AS DEMAIS COISAS, E O REINO DE DEUS É ACRESCENTADO.

 
Autor: Samuel Torralbo
Fonte: ultimato.com.br
 
LEIA TAMBÉM:
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário